Antepassados podem ser fontes de ensinamento
Que tal refletir sobre a importância dos nossos antepassados? O Xamanismo prega que as práticas ancestrais estão em nossa memória celular e podem ser resgatadas por meio de atitudes simples. Atividades como reunir as pessoas ao redor de uma fogueira, contemplar e sentir a energia do meio ambiente, contar histórias ou dançar em rodas nos remetem aos ensinamentos ancestrais de silenciar e sentir o poder da natureza de curar, reequilibrar e fortalecer nosso físico, mental, emocional e espiritual.
Com o passar de milhares de anos, o desenvolvimento das civilizações foi afastando de nós essas práticas, que nos trazem desenvolvimento pleno e oferecem a oportunidade de nos transformamos. Sendo assim, nosso inconsciente ainda armazena esse conhecimento sob a forma de simbolismos que, quando despertados através de rituais, despertam em nós mais amor, compaixão e compreensão sobre a natureza e todos os seres que nela habitam.
Nós resgatamos e honramos nossos ancestrais, por meio da valorização da natureza, do silêncio meditativo, dos passos corretos dados e da consciência sobre os erros que nos fizeram quem somos hoje.
A INFLUÊNCIA DOS ANCESTRAIS EM NOSSAS VIDAS
Segundo os preceitos do Xamanismo, os ancestrais estão presentes nos nossos genes. Portanto, sob esse ponto de vista, é possível afirmar que nossas células guardam resquícios de comportamentos familiares e influenciam no modo como percebemos a vida. Isso significa que alguns comportamentos e características de nossa personalidade podem ter vindo de costumes ancestrais, de nossa linhagem familiar.
É por isso que a reconexão com os ancestrais ajudaria a compreendermos quem somos e de onde viemos. Necessitamos curar feridas do nosso passado para reorganizarmos o nosso presente e vislumbrar um novo futuro. Precisamos, também, conhecer e honrar o que nossos ancestrais nos deixaram.
ROMPENDO PADRÕES FAMILIARES NEGATIVOS
A cultura xamânica sugere que, entre acertos e erros, nossos ancestrais contribuíram para transformar nossa realidade atual. Nesse sentido, o objetivo de uma reconexão com os ancestrais ajudaria a compreender quem nós somos e de onde viemos. Precisamos pesquisar e compreender o que nos foi deixado de negativo, para não repassarmos para as gerações futuras.
Os ancestrais influenciaram nossa aparência física, comportamento e energia, assim como as nossas escolhas, medos, sonhos e crenças. Para honrar nossos ancestrais precisamos perdoá-los. Este ato nos ajuda a curar os padrões ancestrais negativos como culpa, ódio, rejeição, etc.
COMO SE LIBERTAR DE PADRÕES ANCESTRAIS?
O primeiro passo é tentar recordar ou descobrir memórias passadas. Normalmente repetimos de forma compulsiva justamente aquilo que não nos lembramos, como segredos, mentiras familiares, ou qualquer atitude que se baseia no medo, vergonha ou culpa.
A segunda atitude é identificar as crenças da família, pois geralmente vivemos de acordo com elas. Quando você perceber uma crença familiar negativa, comece a usar alguma afirmação positiva, que transforme a maneira como você vem vivendo determinadas situações. Mude a maneira de se comportar e afirme também que esta é a última geração que será afetada por esse padrão negativo.
O terceiro passo é desapegar-se da crença de estar sempre certo, assumindo a responsabilidade por seus erros e por si mesmo. O objetivo é entender que você sempre pode fazer escolhas na vida, mas que nem sempre essas decisões serão as melhores.
A partir daí, você estará aberto para a cura, o auto perdão e o perdão aos seus familiares. E que tal começar um novo ciclo se perdoando e rompendo padrões negativos de seus ancestrais?
“Nosso passado não acaba, ele acontece todos os dias. Muito da nossa personalidade vem de legados ancestrais. Nossa personalidade é em parte resultado de uma linhagem de nossos familiares. Nós trazemos uma herança ancestral tanto no aspecto dos valores, como os padrões negativos”
- Denise Linn, autora do livro “Descendentes”.
ORAÇÃO KAHUNA DO PERDÃO
Essa é uma meditação para liberar ressentimentos e criar novas possibilidades para o seu futuro.
É a Oração do Perdão dos Kahunas Havaianos, que deve ser realizada por 21 dias consecutivos e o horário pode ser o que for melhor para você, levando em conta que logo após acordar ou antes de dormir são as melhores opções.
Kahunas são como xamãs, recebem esse titulo através da própria família e são guardiões de um segredo sagrado.
Esse segredo seria a conexão com a força do poder mental, com a honra, o respeito, o amor, a espiritualidade e a cura.
Começamos a oração perdoando e liberando sentimentos de mágoa e dor. Finalizamos a oração criando um novo futuro, honrando nossos desejos e projetos de vida.
Faça o experimento de ouvir por 21 dias e volte para me dizer o que achou!
Mahalo!
Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei AGORA alguns momentos para “PERDOAR”.
A partir deste momento, eu perdoo todas as pessoas que, de alguma forma, me ofenderam, me machucaram ou me causaram alguma dificuldade desnecessária.
Perdoo sinceramente quem me rejeitou, me entristeceu, me abandonou, me humilhou, me amedrontou ou me iludiu.
Perdoo, especialmente, quem me provocou, até que eu perdesse a paciência e acabasse reagindo agressivamente, para depois me fazer sentir vergonha, culpa, ou simplesmente, sentir inadequado.
Reconheço que também fui responsável por estas situações, pois muitas vezes confiei em indivíduos negativos, escolhi usar mal minha inteligência e permiti que descarregassem sobre mim suas amarguras, suas histórias, seus traumas e seu mau humor.
Por tempo demais suportei tratamento indigno, humilhações, medo, grosserias e desamor, perdendo muito tempo e energia, na tentativa de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.
Agora, me sinto livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com pessoas e ambientes que me diminuem e, principalmente, destas pessoas que se sentem incomodadas com a minha presença e a minha luz.
Iniciei, agora, uma nova etapa na minha vida em companhia de gente mais positiva, cheia de boas intenções, gente amiga, que se preocupa em ser saudável, alegre, próspera e iluminada. Gente preocupada em melhorar a qualidade de vida – não só a nossa, mas de todo o planeta.
Queremos compartilhar sentimentos nobres, aprendendo uns com os outros e nos ajudando mutuamente, enquanto trabalhamos pelo nosso progresso material e nossa evolução espiritual sempre procurando difundir nossas ideias de unidade, de paz e de amor.
Procurarei valorizar sempre todas as conquistas que fiz e o amor que tenho em mim, evitando todas queixas desnecessárias, que me seguram nesta frequência, de onde já consegui sair.
Se, por um acaso, eu tornar a pensar nestas pessoas com quem ainda tenho dificuldade de convivência, lembrarei que elas todas já estão perdoadas.
Embora eu não me sinta na obrigação de trazê-las novamente para minha intimidade, eu o farei, se elas demonstrarem interesse em entrar em sintonia.
Agradeço pelas dificuldades que elas me causaram, pois isso me desafiou e me ajudou a evoluir, do nível humano comum, a um nível de maior amor e compaixão, maior consciência, em que procuro viver hoje.
Quando eu tornar a lembrar destas pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas qualidades e também liberá-las, pedindo ao Criador que também as perdoe, evitando que elas sofram pela lei de causa e efeito, nesta vida ou em outras.
Também compreendo as pessoas que rejeitaram meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito de cada um, não poder ou não querer corresponder ao meu amor.
Fazer uma pausa e respirar profundamente por algumas vezes para acumular energia.
Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma consciente ou inconsciente, magoei, prejudiquei ou fiz sofrer.
Analisando o que fiz ao longo da minha vida, sei que minhas intenções foram boas, embora nem sempre tenha acertado e que, estas coisas que fiz de bom, são suficientes para resgatar a dor do meu aprendizado, ainda deixando um saldo positivo ao meu favor.
Sinto-me em paz com minha consciência e, de cabeça erguida, respiro profundamente………. prendo o ar………… e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao meu EU SUPERIOR.
Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi estabelecido.
Agora, dirijo uma mensagem de fé, ao meu EU SUPERIOR, pedindo orientação, proteção e ajuda para a realização, de um modo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual estou trabalhando com dedicação e amor. (…mentalize esse projeto…) e que será, com certeza, para o bem maior de todos os envolvidos.
Também peço que minha fé seja firme e que eu possa, cada vez mais, tornar-me um canal, uma conexão permanente com os Seres de Luz, desenvolvendo todos os potenciais que possam facilitar esta comunicação. Que eu perceba todas as respostas às minhas perguntas e dúvidas, reconhecendo os sinais claros que estiver recebendo, sempre protegida e amparada pelo Universo.
Agradeço, de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e me comprometo a retribuir trabalhando para o bem do próximo, para sua alegria, seu bem-estar, atuando como agente catalisador de harmonia, entendimento, saúde, crescimento, entusiasmo, prosperidade e auto realização.
Tudo farei sempre em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador eterno e infinito que sinto como único poder real, atuante dentro e fora de mim.
ASSIM SEJA E ASSIM SERÁ
Fonte: https://www.personare.com.br/xamanismo-mostra-o-que-precisa-aprender-com-seus-ancestrais-m3776
Comments